As 12 Ancoragens  mais fantásticas do Brasil

 Mais de um ano se passou desde que deixamos o Brasil, e estes dias olhando algumas fotos me veio a noção de quantos lugares especiais passamos enquanto navegávamos a longa costa brasileira. A lista abaixo contempla as 12 ancoragens mais marcantes, por diferentes razões, de nossa nossa jornada.

  1.  Ilha do Chico Manoel – Rio Guaíba, RS

Foi onde tudo começou, a primeira vez que a Georgia pisou em um veleiro nós fomos passar um final de semana em Chico Manoel.

IMG_0699

Foi lá possivelmente também, que quando ainda criança, pernoitei  a primeira vez a bordo do saudoso Unforgettable . Durante o trajeto Porto Alegre vai ficando pra trás e ao entardecer o lendário por do sol do Guaíba justifica sua fama.

 

IMG_0671

 

  1. Ilhabela, SP

Cachoeira ou praia? Você decide. Bons restaurantes, a charmosa vila, e o entardecer no canal de Sao Sebastião é sempre mágico. Ainda muito novatos na vela e na vida a bordo, Ilhabela foi um paradouro gentil para nós. Nossa amiga  Lu,  foi uma super anfitriã, e conhecemos a família Allegro.

DSC_0191 02.12.2015 a 16.12.2015 - Ilhabela (40)

 

  1. Praia dos Vagabundos, Parati/RJ

Um clássico dos cruzeiristas, a Praia dos Vagabundos fica na histórica Parati, e é parada obrigatória para quem navega por ali. As águas tranquilas, a boa ancoragem e a conveniência de uma praia quase exclusiva dos vagabundos, digo cruzeiristas, com o luxo de uma bica d’água doce é capaz de fazer você ficar por ali meses sem nem perceber.

IMG_6587IMG_6594

          9.Santo Antônio de Lisboa, SC

Uns me acusarão estar puxando brasa pra minha tainha, afinal foi de Santo Antônio que zarpamos no final de 2015, mas verdade é que um por do sol em santo Antônio de Lisboa é também daqueles capazes de emocionar até o mais encardido marujo. O clima açoriano do bairro e a comunidade de velejadores é um convite ao mar.

santo antoniosantoantonio

  1. Barra de São Miguel, AL

Não é nada fácil entrar ou sair desta pequena barra ao sul de Maceió mas a exuberante paisagem, o mosaico de ambientes e a receptividade que tivemos da turma local tornaram esta breve parada memorável em nossa navegada pelo litoral brasileiro.

IMG_2260

 IMG_2261

 

  1. Urca – Rio de Janeiro, RJ 

Coloque um barco a vela, um casal feliz e o Pão de Açúcar no mesmo enquadramento  e pronto, você terá uma das fotos mais legais da sua vida.

DSC_0126

 O Rio de Janeiro queira ou não, é icônico, e o tradicional bairro da  Urca está muito bem localizado e facilita a movimentação pelas diferentes zonas da capital carioca. O cristo ao topo do Corcovado e as luzes da cidade a noite vistos de dentro da Baía de Guanabara é também muito especial.

IMG_0044

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Ilha dos Papagaios – Baía de Paranaguá, PR 

Isolamento de tudo e de todos, menos do seu Constantino  e sua esposa, únicos moradores desta pequena ilha encravada nos meandros de um rio que desemboca na baía de Paranaguá. Como sugere o nome, centenas de papagaios habitam a ilha é dão um show a cada entardecer. Golfinhos e biguás completam o cenário.

19.11.2015_Canal Varadouro_IMG_7861 (116)

19.11.2015_Canal Varadouro_IMG_7861 (113)

 

  1. Ilha Anchieta, SP

Um antigo presídio numa grande baia de águas claras, cercado por Mata Atlântica. Nós ficamos apenas um dia nesse pedaço de paraíso, mas poderíamos passar semanas. Ilha Anchieta ainda nos veremos denovo.

ANCHIETA

  1. Itacaré, BA

Outra barra perniciosa, mas vencido o pedágio pra entrar você irá se deparar com uma ancoragem em um movimentado rio bem de frente para a cidade. As praias estão a poucos minutos de caminhada e a baianidade pode ser experimentada na essência  nessa surf City.

IMG_6443

IMG_0950

 

3.Cachoeira de Tremembe – Camamu BA.

Não é todo dia que se ancora num poço de Cachoeira, momento de lavar o barco com água doce, encher os galões e de se banhar. O visual do Unforgettable a partir do topo da cachoeira foi inesquecível. O labirinto que se atravessa pra chegar vale a pena, mas essa ancoragem é privilégio dos barcos que calam pouco. Max 1.60+-

  1. Parque Nacional de Abrolhos, BA

Como oceanógrafo escutei por anos sobre este selvagem  lugar e não teria como deixar de fora de nossa viagem. Calhou de passarmos por lá na temporada das baleias jubartes e presenciamos um espetáculos de saltos e borrifos, alguns assustadoramente perto. No arquipélago é possível visitar algumas das ilhas e conhecer os  ninhais de aves,  além de fazer lindos mergulhos.

IMG_8521

IMG_0528

1. Praia do Pouso, Ilha Grande, RJ

Acho que posso dizer que foi nessa praia, sob uma lua cheia enorme em um dia de mar calmo que nos tornamos de fato cruzeiristas, ancorados aquela noite fomos mordidos pelo mosquito da vida a bordo, queríamos mais daquilo. No dia seguinte despertar com o sol e aproveitar a praia de Lopes Mendes só pra nós foi também fantástico. No tempo que passamos na baia de ilha grande voltamos lá diversas vezes.

IMG_5293

IMG_5277

IMG_5294

DSC_4956

3 comentários em “As 12 Ancoragens  mais fantásticas do Brasil

  1. GEÓRGIA E DIEGO,
    EM PARATY, A ENSEADA DA ILHA DA COTIA É UM DOS MELHORES PERNOITES DA BAÍA DA ILHA GRANDE.
    OUTRO LUGAR FANTÁSTICO, UMA ANCORAGEM EXTREMAMENTE TRANQUILA, É NO SACO DO CÉU, NA ILHA GRANDE. A ILHA DE ITANHANGÁ, EM ANGRA, TAMBÉM É INESQUECÍVEL…
    MUITOS E MUITOS LUGARES NAQUELA BAÍA LINDA E ABRIGADA…
    BONS VENTOS !!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s