Olá cidade maravilhosa – ancorados na Baía de Guanabara

“Hoje finalmente partimos de Paraty, depois de pouco mais de um mês finalmente concluímos  a revisão e as melhorias que tínhamos para fazer no Unforgettable. Motor e leme revisados, escotas e cabos novos, elétrica funcionando 100% e uma novidade, um novo integrante, uma estação de vento! Assim nos despedimos de Paraty, loucos para seguir em frente e ao mesmo tempo nostálgicos por deixar amigos tão queridos que fizemos nesse tempo. Caminhamos uma última vez pelas ruas de Paraty e seguimos viajem para o Rio de Janeiro. “

Diário de Bordo Unforgettable,  12 de Julho de 2016.

Partimos de Ilha Grande para o Rio de Janeiro, 60 milhas que levamos aproximadamente 12hrs. Navegamos em companhia do veleiro Katoosh tripulado por um casal muito querido que conhecemos na Ilha Grande.

“Estávamos ansiosos para velejar um percurso mais longo novamente. Combinamos a rota com nossos companheiros de viagem na noite anterior e no dia seguinte às 4hrs da manhã partimos juntos em direção ao Rio. Fazia um friozinho, o convés com sereno, mas logo nos aquecemos com bebidas quentes e com uma linda lua cheia que deixava a noite clara. Ao virar a “esquina” da praia do Pouso em direção ao mar aberto já sentimos o ventinho sul dando as caras. Abrimos a genoa e navegamos tranquilos a uma velocidade média de 5 nós com ventos entre 10 e 20 nós. Passamos deslizando pelos navios plataforma que formam verdadeiras cidades no meio do mar.

Com o nascer do dia abrimos a vela grande. O vento se manteve , virando aos poucos para oeste, seguimos viagem. O mar começou a ficar um pouco desencontrado tornando a velejada um pouco menos confortável. Seguindo viagem fomos presenteados com a companhia de um bando de golfinhos que pulavam e ser divertiam pertinho do Unforgettable. Eles nos acompanharam por um bom tempo.

Entramos na Baía de Guanabara e por volta das 15hrs fundeamos na Urca, a vista do Pão de Açucar de um lado e o Cristo do outro foi sensacional. A Associação dos Velejadores da Urca nos recebeu muito bem e ficamos em uma poita pelos próximos dias.“        

Diário de Bordo Unforgettable,  18 de Julho de 2016.

Do Rio de Janeiro passamos por Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios. Todos lugares lindíssimos onde desfrutamos ótimos momentos. Em Búzios ficamos quase duas semanas consertando um vazamento e curtindo a cidade que é uma delícia. Não imaginávamos que Búzios era tão charmosa e agradável.

O próximo trecho seria o mais longo até agora, Búzios – Vitória são mais de 200 milhas. Para esse trajeto contamos com mais um tripulante, nosso querido amigo e velejador Heber, que veio de Paraty só para fazer essa parceria. Como perdemos a frente de sul que passou na semana anterior resolvemos ir com vento nordeste fraco mesmo. A velejada seria a contravento.

“Antes do raiar do dia partimos em direção à Vitória, panos para cima velejando no contravento com vento médio e ondulação pequena. O vento aos poucos foi amainando e tivemos que ligar o motor. Após algumas horas eis que o motor volta a falhar. Sujeira no combustível novamente? Nos filtros? Lá se vão Diego e Heber desmontar meio barco, se enfiar no motor e depois de algumas horas resolver!! Enquanto isso o barco se pilotava sozinho (piloto automático desligado), velas bem trimadas e o Unfo navegava livre e solto sem sair do rumo.  E assim foi pela noite inteira. Demoramos para vencer o Cabo de São Tomé, pois como diz um amigo, “cabo é cabo”, nunca podemos subestimar.  Lá se foram mais de 24hrs e nem chegamos na metade do caminho. Depois de 53hrs e meia, 232 milhas percorridas chegamos finalmente em Vitória.”

Diário de Bordo Unforgettable,  14 de Julho de 2016.

Mais um destino onde fizemos novos amigos e encontramos velhas amizades também. Ancoramos na Praia do Canto onde contamos com o apoio do Centro Náutico Capixaba (CNC) para abastecer de água e deixar o bote. Fomos muito bem recebidos em Vitória, gostamos da cidade, mas o Unforgettable não deve ter curtindo tanto pois ficou cheio de pó de minério que vem do porto pelo ar.

Próxima parada: Arquipélago de Abrolhos, Bahia, e nossa melhor velejada até agora!

 “Após alguns dias em Vitória para descanso seguimos viagem rumo a Abrolhos. Saímos em um dia nublado mas as condições para velejada estavam boas, vento constante. O mar estava um pouco agitado e a ondulação de uns 2 metros mas pelo menos nos impulsionava em direção ao nosso destino. A condição permaneceu a mesma durante quase toda velejada, navegamos de alheta a maior parte do tempo. No primeiro dia pegamos chuva e um pouco de frio mas o Unfo surfava nas ondas a uma média de 5,5 nós. Na manhã seguinte, a poucas milhas de abrolhos, começou o espetáculo, golfinhos pulando na proa do barco e fazendo acrobacias, pareciam se exibir para nós, os espectadores. Depois dos golfinhos inúmeras baleias jogavam a cauda para fora da água e saltavam ao longe, uma passou bem pertinho de nós, deu até medo, um verdadeiro espetáculo da natureza, que criaturas fantásticas. Essa época do ano é comum avistar muitas baleias nas proximidades de Abrolhos pois elas migram para se reproduzir nessa região. Estima-se que mais de 18.000 baleias fazem esse trajeto todo ano.

Chegamos em Abrolhos de alma lavada, foram 33hrs de ótima velejada, sem encostar no motor. Ficamos três dia no Arquipélago que está situado a 20 milhas da costa brasileira e que nos surpreendeu pela sua paisagem muito diferente de todos os outros locais que passamos.”

 Diário de Bordo Unforgettable,  21 de Julho de 2016.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um comentário em “Olá cidade maravilhosa – ancorados na Baía de Guanabara

  1. Gê e Diego, que delicia conhecer o blog de vocês e ver o casal Katoosh sendo citado na viagem para o Rj. Que honra!!! Vocês serão eternamente especiais… E sem duvidas a nossa viagem também!
    Estarei sempre acompanhando, com os melhores desejos que essa vida maravilhosa pode oferecer a vocês. E é claro bons ventos sempre! Bjs c sdds

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s